Dia 14 de setembro será disputado o 12º GP da temporada 2010, o GP da Hungria.
O Circuito de Hungaroring está localizado no vilarejo de Mogyoród, na região metropolitana de Budapeste.
Com detalhes sinuosos semelhantes ao circuito de Monte Carlo (na época da construção, Bernie Ecclestone pediu uma pista semelhante), ultrapassar é difícil. Assim, largar na frente é essencial em Hungaroring.
Apesar disso, um aspecto positivo é a vista privilegiada para quem assiste à corrida direto do autódromo. Cerca de 80% da pista pode ser vista de qualquer parte do lugar.
Curiosidades:* Esta será a 24ª edição do GP da Hungria. Desde que estreou na Fórmula 1, em 1986, a corrida acontece todos os anos, ininterruptamente.
* Todas as provas aconteceram no circuito de Hungaroring. O traçado, no entanto, já sofreu duas alterações com relação ao desenho original.
* Em 1989, uma variante foi retirada do traçado. Em 2003, a reta de chegada foi alongada e a primeira curva teve seu traçado modificado, assim como o trecho final que leva à reta dos boxes.
* O primeiro vencedor foi Nelson Piquet, em 1986. Nesta prova, uma das melhores manobras da história da F1: Piquet ultrapassou Ayrton Senna por fora no final da reta dos boxes e partiu para a vitória.
* Nos primeiros anos do GP da Hungria, por sinal, só vitórias brasileiras. Piquet venceu em 1986 e 1987, Senna em 1988. Depois, Senna repetiria a dose em 1991 e 1992. Outra vitória nacional, só dez anos depois, com Rubens Barrichello.
* O recordista de vitórias no GP húngaro é Michael Schumacher, com quatro conquistas. Senna tem três, contra duas de Nelson Piquet, Damon Hill, Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen.
* Apesar de ser uma corrida historicamente com poucas ultrapassagens, algumas vitórias improváveis já aconteceram na Hungria. Em 1989, Nigel Mansell partiu do 12º lugar para uma espetacular vitória com a Ferrari. Em 2006, Jenson Button venceu pela primeira vez na Fórmula 1 largando da 14ª posição.
* E os finais de corrida já reservaram surpresas em terras magiares. Em 1987, uma porca soltou-se do pneu traseiro direito de Nigel Mansell a seis voltas do fim, caindo a vitória no colo de Piquet. Dez anos depois, em 1997, um problema hidráulico impediu uma histórica vitória de Damon Hill com a Arrows. Ele acabou ultrapassado por Jacques Villeneuve na última volta. No ano passado, o motor Ferrari de Felipe Massa estourou a três giros do fim, dando a Heikki Kovalainen sua primeira vitória na Fórmula 1.
* Além de Kovalainen e Button, Damon Hill e Fernando Alonso também tiveram em Hungaroring o palco de suas primeiras vitórias na Fórmula 1.
* Michael Schumacher e Nigel Mansell são outros que possuem boas lembranças do GP da Hungria. Foi lá, em 2001 e 1992, respectivamente, que eles confirmaram seus títulos mundiais.
* Em 11 das 23 edições até aqui, a vitória ficou com o pole position.
* Pole position, aliás, amplamente dominada por Michael Schumacher. O alemão marcou sete poles na Hungria. Ayrton Senna é o segundo, com três.
* Entre as equipes, mais equilíbrio nas poles. Sete da Ferrari e sete da McLaren, contra seis da Williams.
* Nas vitórias, vantagem para a McLaren, com oito. A Williams venceu sete vezes em Hungaroring, contra cinco da Ferrari.















8 comentários:
pista bem travada e os IA bem mais competitivos... vai ser bem disputada....
Ééé... sinto informar.. mas a história vai continuar...
"Nas vitórias, vantagem para a McLaren, com oito"
mais uma daqui 11 dias... serão nove!!!!
Hehehe...
bom joão sua equipe inglesa ganhou na inglaterra, a minha alemã ganhou na Alemanha... vamos deixar pra ferrari do teixeira a itália e os outros (buzi, balbinotti e hari) q disputem essas ai da Hungria e belgica.... mas o que posso dizer: não bobeiem que se errarem to na área!!!
Não sei se alguém já detectou "erro" na pista, mas eu e o João vimos que, após largada, naquele "bolo" que se forma na primeira curva, se forçar por dentro e passar em qualquer parte da linha limitadora da saída dos boxes tomamos punição de STOP-GO, ou seja, a primeira curva deve ser feita por fora ou pelo meio dos IAS.... pois se passar da linha já era!! não vejo forma de mudarmos isso, então acho q todos devem se adaptar a esse problema!!
É isso aí... o pau tah feio...!!!
Como isso acontece apenas na primeira volta é só tomarmos cuidado, como o mike falou, na primeira curva e pé na tábua...!!! Mas temos que treinar bastante para que não chegue no dia e alguém tome injustamente um stop and go.. que daí já era...
Linha, Pista, erro, Stop-go?
Nada disso me pertence mais...
Nem cheguei a treinar ainda hehehehe como vou saber dessa linha do demonio...
Sim, só pode ser do demonio, já que ferra com todo mundo hahahaha
To achando esses tempos de voces ali no treino livre maior balela, pois como pode o gambá de aço estar tão rapido assim? Isso está me cheirando a confussão.
Estão escondendo o jogo Buzinaro, pois se eles põem 1:15, vem o ninja Marcelo e faz 1:14 e 1:13... kkk como é final de reta do campeonato vale tudo... vai ter jogo sujo, vai voltar o laser... e todos aqueles lances...
Equipe Hispania testa a nova gambasolina, muito mais explosiva, muito mais combustão, rendimento muito maior, só tem dois problemas, ta muito corrosiva e o fedor ta loco, sem comentarios.
ta loco, não tem ninja que faça milagres nesta pista... heheh
tá muito difícil. Vou deixar para o João e o Mike baixar de 1:15 (se já não baixaram).
Agora vou dizer uma coisa, nada de vim com laser ou algo similar novamente, agora que minhas vistas estão se recuperando...
Postar um comentário