24 de set. de 2010

GP da Itália - Monza

Postado por Mike

Sexta-feira, 01 de outubro será disputado a 14ª prova da temporada 2010, o GP da Itália.
O Circuito de Monza é uma pista de automobilismo localizada próxima à cidade de Monza, na Itália, ao norte de Milão. É um dos circuitos mais tradicionais para a prática do automobilismo no mundo. É famoso principalmente por receber o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1quase anualmente desde 1922, ano de sua inauguração.

O Autódromo de Monza é atualmente o traçado mais veloz da Europa graças às suas retas muito longas, o que permite que os pilotos mantenham aceleração máxima por mais da metade da volta. É um circuito praticamente plano, com poucas elevações e conhecido como uma pista que testa mais a potência do motor que as habilidades dos pilotos.

A volta é iniciada na longa reta denominada Rettifilo Tribune ao longo da qual estão construídos os boxes e o paddock. Depois, entra-se na Prima Variante, uma chincane direita-esquerda bastante lenta. A freada para esta curva é tida como muito difícil, visto que a redução é de 350 km/h para não mais que 100 km/h. Passada a Prima Variante, é a hora da Curva Biassono (ou Curva Grande), curva à direita de velocidade média. Pouco mais à frente, há a Variante della Roggia, bastante parecida com a Prima Variante, mas com direção oposta (esquerda-direita). A parte mais técnica do circuito é iniciada com as Curve di Lesmo, dupla de curvas à direita. O circuito readquire velocidade com a reta acompanhada da velocíssima Curva del Serraglio para, então, entrar na Variante Ascari, uma curva curta à esquerda que prossegue com curva longa à direita e conclui com outra esquerda a quase 90°. Após passar pela reta oposta, chegamos à histórica curva do traçado: La Parabolica, grande curva à direita feita a velocidade média (200 km/h na F1) que leva à reta dos boxes.

A corrida como sempre promete ser muito emocionante e disputada, serão visualizadas grandes velocidades nas intermináveis retas do circuito.





Muitas vezes me perguntava que raio de viaduto é aquele que passa sobre a reta que antecede a variante Ascari, vejam só, é parte do antigo oval desativado.



2 comentários:

Kleberson Buzinaro disse...

Tomara que eu vá bem nessa pista, vou prometer treinar forte no intuito de pelos menos ganhar um trofeuzinho amarelinho na tabela ao lado!!!

Mike disse...

Pra registro, voltei o calendário para a terça.
Qto a corrida será muito disputada, mas entre os humanos... os IA são estarão para completar grid como em SPA!

Postar um comentário