17 de set. de 2010

GP da Bélgica - Spa-Francorchamps

Postado por Mike


Terça-feira, 21 de setembro, 13ª etapa do campeonato da F1HUOP, nada melhor que uma pista de alta velocidade para entrarmos na reta final do campeonato 2010.

O circuito foi idealizado em 1921 por Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem. Inicialmente tinha forma triangular, com 13km de extensão, e usava estradas públicas que passavam pelas colinas Ardennes, entre as cidades belgas de Spa, Francorchamps, Malmedy e Stavelot. Spa-Francorchamps sediou um Grande Prémio da Bélgica pela primeira vez em 1924. A cidade de Spa é famosa pelas suas termas, pelo que não é óbvio se a foi designação de termas em latim SPA (Sanus Per Aqua) que deu o nome à cidade, ou se, pelo contrário, esta tenha sido a primeira utilização do termo com a curiosidade de estar tão voga por estes dias os hoteis com este tipo de equipamento (SPA).


O GP da Bélgica é o preferido pela maioria absoluta dos pilotos, por um motivo muito simples: esta pista resume em 7004m (até os anos setenta eram 14 km) tudo o que um bom circuito precisa. O traçado tem longas rectas, curvas de alta velocidade em subida e descida, ganchos e diversos pontos de ultrapassagem. Isso sem falar de Eau Rouge, a curva mais famosa da Fórmula 1. No tempo dos motores de cilindrada mais potente que os atuais V8, dizia-se que ela separava os homens dos meninos.

Presente desde o início oficial da Fórmula 1 em 1950, ficou ausente nos anos de 1972 e 1974 quando o Grande Prémio Belga ocorreu em Nivelles-Baulers, ambas vencidas por Emerson Fittipaldi, e entre 1975 e 1982 quando ocorreu em Zolder. A pista foi remodelada em 1983 e, embora o novo circuito tivesse metade do comprimento original, manteve muitas das características anteriores. O GP da Bélgica ficaria ausente novamente nos anos de 2003 e 2006, supostamente por motivos comerciais. Uma das suas marcas registadas é a imprevisibilidade meteorológica, sempre com grande probalidade de ocorrência de chuva, proporcionando muitas emoções, tanto que devido à sua grande extensão e da existência de múltiplos micro-climas pode muito bem estar a chover torrencial numa parte do circuito e sol na parte oposta da mesma.

Michael Schumacher é o maior vencedor na F1, com 6 vitórias. Mas o atual vencedor do GP é João Paulo.





OBS.: Estamos novamente com problemas no Safety car na Bélgica (igual a 2009), como não conseguimos uma pista que seja boa e que não de o problema somos obrigados a mudar PARA ESTÁ CORRIDA a regra das bandeiras, deixando ativo somente a BANDEIRA PRETA, pois dessa forma o safety car não entrará na pista. Porém salientamos que, devido esta alteração, a comissão organizadora estará analisando com mais atenção as imagens da corrida para que não haja tentativas de fraude!!

6 comentários:

blogg disse...

É... como diz no texto... Esta pista separa Homens de Meninos...!!!!
Show de bola!!!

BALBINOTTIBOOK disse...

poxa como faz falta chuva nas nossas corridas, com certeza ficaria bem mais interresantes e imprevisiveis...

Kleberson Buzinaro disse...

Cara muito show! Essa pista é muito gostosa de correr.

Tomara que eu desencante para que ano que vem comece a pontuar do inicio do campeonato até o final.

blogg disse...

Aos meus fãs e seguidores acessem:
pilotojoao.blogspot.com

BALBINOTTIBOOK disse...

karaio, essa montagem da tua foto ta parecendo o et do rodolfo(brincadeira heheheh), ja vou la te seguir no brogui hehehe, abraçaum flwws e boa corrida hj...

Marcelo Teixeira disse...

Parabéns pelo blog João. Vou acessar lá e te seguir, tanto no blog quanto no campeonato !
Flw

Postar um comentário